-
Arquitetos: Neri & Hu Design and Research Office
- Área: 193 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta via, que já foi industrial, que fez com que a urbana Xangai fosse lugar inebriante que era na década de 1930. Estas casas estão sendo lentamente demolidas, tomadas pelo desenvolvimentos de alta densidade em toda a cidade. O escritório Neri & Hu foi contratado para reconstruir uma casa em ruínas na área histórica e artística de Tianzifang em Xangai, e a missão era transformá-la em três unidades de apartamentos separados.
A estratégia de Neri & Hu foi repensar a tipologia da casa, mantendo a formação de dois pisos, um traço típico das casas desta área, e adicionando novos espaços e clarabóias para acentuar a integridade arquitetônica de tal tipologia, modernizando-a para o estilo de vida de hoje.
Historicamente, estas casas são separadas com dois espaços distintos: um espaço mais longo e, muitas vezes retangular, e com uma pequena sala de meio nível acima, que cria uma seção dividida com uma escadaria sinuosa no meio. Estas casas eram, muitas vezes, ocupadas por famílias individuais durante a virada do século, que mudaram ao longo da história econômica da cidade. Elas agora são normalmente ocupado por três ou mais famílias, compartilhando a escada, de modo que os vizinhos que vivem em diferentes níveis ou salas tenham a oportunidade de interagir fora de suas unidades pessoais.
Para manter o espírito desta tipologia vivo, uma nova escada de metal contínua foi introduzida para substituir a antiga escada de madeira em decomposição. Também serve para atuar tanto como uma ligação vertical para os três níveis, e ao mesmo tempo uma fechadura para a sala frontal e faz com que uma sala em meio nível acima fique intacta na sua configuração. Para manter esses espaços como eram, todos os banheiros foram inseridos nos espaços da escada. Os banheiros, possivelmente os espaços mais íntimos de cada apartamento, são inseridos ao lado da escada mais pública, separados apenas por uma divisória de vidro jateado. Acima desta escada, uma clarabóia foi adicionada para trazer a luz para o espaço.
Arquitetonicamente, os elementos decorativos adicionados nos últimos 60 anos foram retirados e grandes aberturas foram criadas na fachada frontal para melhorar a qualidade de luz para os espaços públicos de cada apartamento. Ao capturar o espírito do passado histórico e fazer novas inserções abstratas para atender às necessidades modernas, Neri & Hu deu uma nova vida pare esta casa em um bairro cujo tecido original está se dissolvendo rápido e cedo demais.